Defesa Civil Municipal

Defesa Civil Municipal

Os imprevistos sempre estão à nossa volta e como nenhuma pessoa está livre de ser vítima de ocorrências que não dependem da nossa vontade, principalmente das que são causadas pelas forças da natureza, é muito importante que você e a cidade estejam preparados para enfrentá-las.

Para isso são necessárias ações e atitudes preventivas que têm o objetivo de evitar que o desastre ocorra. Entre as ações mais seguras para a cidade está a constituição de uma Defesa Civil, ou melhor, de uma comunidade organizada e treinada para prevenir e encontrar soluções eficientes para os efeitos dos desastres.

A Prefeitura tem a missão e a responsabilidade de criar a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil da cidade e você tem o compromisso de ajudar a população a seguir as orientações de segurança e prevenção.

Em caso de emergência o telefone da Defesa Civil Municipal é 31 99596-5854, disponível 24 horas.

O que é a Defesa Civil

É o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas destinadas a evitar desastres e minimizar seus impactos para a população e restabelecer a normalidade social (BRASIL, 2010). Deve atuar antes, durante e depois de desastres por meio de ações distintas e inter-relacionadas: Prevenção; Mitigação; Resposta; Recuperação.

 

 

PREPARAÇÃO busca desenvolver capacidades necessárias para o gerenciamento eficiente de todos os tipos de emergência e alcançar uma transição ordenada entre as ações de Defesa Civil. A preparação inclui, por exemplo, atividades de planejamento de contingências; desenvolvimento de rotinas para a comunicação de riscos; capacitações e treinamentos; e exercícios simulados de campo.

 

Ações de Prevenção

Ações destinadas a reduzir a ocorrência e a intensidade de desastres por meio de:

• Mapeamento de áreas de riscos; 

• Construção de obras de contenção e correção;

• Capacitação da sociedade.

 

Ações de Mitigação

Ações que buscam diminuir ou a limitar os impactos dos desastres para a população. Como nem sempre é possível evitar um desastre, podemos evitar a perda de vidas e diminuir os prejuízos econômicos e sociais com diversas ações, dentre elas:

• Emissão de alertas e avisos;

• Monitoramento de eventos naturais;

• Evacuação de áreas de risco.

 

Ações de Resposta

Ações imediatas de resposta ao desastre para socorrer a população atingida:

• Busca e salvamento; 

• Primeiros socorros;

• Assistência à população; 

• Fornecimento de materiais de primeira necessidade;

• Restabelecimento dos serviços essenciais.

 

Ações de Recuperação

São ações de caráter definitivo destinadas a restabelecer o cenário destruído pelo desastre. Têm por finalidade restabelecer a normalidade social por meio da reconstrução ou recuperação de obras de infraestrutura danificadas ou destruídas, com foco primordial na redução de riscos.

 

Todas as ações de Defesa Civil ocorrem nos três níveis de governo:  Federal, Estadual e Municipal

 

 

NUPDECS

O Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) é composto por membros da comunidade preparados para apoiar as ações da Defesa Civil na prevenção de riscos e para agir em situações de eventos climáticos, se necessário.

 

Lei Municipais 

Decreto 110/2021 - Altera a composição dos membros efetivos e suplentes que irão compor o conselho municipal de proteção e defesa civil e dá outras providências.

Portaria 99/2021 - Nomeia os membros que constituirão a Coordenadoria Municipal de Proteção Defesa Civil – Compdec.

 

Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR)