Publicado em: 01/12/2023 09:44

TeVap instalados em Tomé Rodrigues

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e agricultura, implantou as primeiras estruturas para o tratamento de esgoto sanitário na zona rural de Rio Piracicaba, conforme entregue no dia 29/11 na comunidade Tomé Rodrigues.

A ação está sendo realizada visando contribuir para a conservação dos ecossistemas locais e manutenção da biodiversidade e a preservação dos recursos hídricos, além de promover a melhora das condições de vida dos moradores das comunidades rurais e fornecer meios para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

Essas estruturas são denominadas TeVap (Tanque de Evapotranspiração) um mecanismo em forma de tanque construída que permite que a águas negras (vasos sanitários)seja tratada por bactérias e espécies vegetais plantadas no tanque.

Desta forma o TeVap evita a contaminação do solo, cursos d’água e lençóis freáticos, protegendo o meio ambiente e a biodiversidade local.

O tratamento do esgoto impede a disseminação de agentes patogênicos, garantindo a prevenção de infecções e melhora o bem-estar social dos moradores da comunidade.

Administração 2021/2024.