Publicado em: 23/12/2021 14:17

Ações da Vigilância em Saúde em 2021

O setor é responsável pela vigilância sanitária, epidemiológico e controles de zoonoses no município.

Através da vigilância sanitária são expedidos os alvarás sanitários e realizadas as fiscalizações aos estabelecimentos comerciais.

Na zoonose, o setor acompanha o surgimento de doenças como dengue, chagas, leishmaniose, dentre outras zoonoses e promove as ações necessárias para neutralizar sua fonte de propagação.

Do ponto de vista epidemiológico são realizadas as campanhas de vacinação e controles de infecção. É o setor de Vigilância em Saúde, que desde o início das vacinações da pandemia vem coordenando e garantido com eficiência a vacinação contra a Covid-19 de nossa população.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Vigilância em Saúde, vem trabalhando ao longo de todo o ano para cuidar da sua saúde. O setor é responsável pela vigilância sanitária, epidemiológica e controles de zoonoses no município.

Acompanhe algumas ações do Setor de Vigilância em Saúde em Rio Piracicaba.

Teste de DSTs - As Doenças Sexualmente Transmissíveis são consideradas um grande problema de saúde pública em todo o país. Neste ano de 2021 foram implantados testes rápidos das DSTs em todas as unidades de PSF do município.

Covid-19 - Rio Piracicaba destacou-se entre os municípios da região com os melhores índices na testagem e vacinação contra a Covid-19, sendo 84% do público alvo vacinado na segunda dose e 20% já com a terceira dose da vacina.

Zoonoses - Aumento do número de visitas domiciliares para testagem da leishmaniose e mais de 3.200, cães e gatos vacinados no município.

Alvarás sanitário - O setor aumentou no período o número de fiscalizações sanitárias, que em conjunto com novas solicitações, resultou em aumento de 60% na concessão dos alvarás sanitários dos estabelecimentos do município.

Dengue - Até o fechamento desta nota não há registro de casos de dengue no município neste ano.