Publicado em: 18/05/2022 16:41

18/05 - Dia da Luta Antimanicomial.

Secretaria de Saúde informa.

No dia 18/05 é comemorado o dia da Luta Antimanicomial.
O movimento antimanicomial, caracteriza-se pela luta por direitos de cidadania dos doentes mentais, o que significa incorporar a luta de todos os trabalhadores por seus direitos mínimos, à saúde, à justiça e melhores condições de vida (Manifesto de Bauru de 1987)
No centro desse movimento está o combate ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico grave, em nome de pretensos tratamentos.
O manicômio é expressão de uma estrutura, presente nos diversos mecanismos desse tipo de sociedade.
O Movimento Antimanicomial faz lembrar que, como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais, têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.
Foi realizado através da Secretaria Municipal de Saúde e voluntários as oficinas de atendimentos para esses pacientes como: cortes de cabelo, barbeiro, maquiagem, podólogo, penteados, manicure, pinturas, algodão doce, pipoca, oficina de crianças, pula pula, piscina de bolinha etc
A Secretaria Municipal de Saúde vem através deste, agradecer imensamente a todos os voluntários e profissionais da Saúde que se empenharam, para que esse evento fosse realizado.

Saúde mental, cuidar sim, excluir não!!
DEIXA EU CUIDAR DE VOCÊ!