Publicado em: 30/01/2019 19:39

Representantes da Vale esclarecem ao executivo sobre ações da Vale em Rio Piracicaba

O Gerente Executivo de Operações Itabira e Água Limpa, Rodrigo Chaves, esteve em reunião com o Prefeito Municipal de Rio Piracicaba, Antônio José Cota, nesta quarta-feira (30), no Prédio da Administração Municipal, para atualizar o executivo sobre o posicionamento da Vale em relação a Rio Piracicaba. Após publicação de notícia sobre o fechamento temporário de algumas unidades de operação para o descomissionamento de barragens de rejeito, construídas pelo método a montante, havia uma dúvida se a unidade na cidade seria afetada.

De acordo com Rodrigo, as operações em Rio Piracicaba estão mantidas e que a Barragem do Diogo foi construída seguindo o método a jusante, um processo mais caro, porém menos perigoso. Sobre a implantação do PAEBM – Plano de Ação Emergencial para Barragens de Mineração, que sofrerá uma revisão, Rodrigo confirmou ao Coordenador da Defesa Civil Municipal que a continuidade do Plano está mantida, conforme acertado em dezembro/2018, inclusive comprometendo-se a agilizar o processo.

Após o ocorrido em Brumadinho, a Vale intensificou as inspeções nas barragens com vistorias diárias e semanais.

Presentes à reunião o Prefeito de Rio Piracicaba - Antônio José Cota, o Gerente de Operações Executivo Itabira e Água Limpa - Rodrigo Chaves, o Gerente de Mina - André Fernandes, o Analista de Comunicação Vale - Reginaldo Rezende, a Secretária de Administração -  Maria Inêz e o Secretário de Meio Ambiente e Coordenador da Defesa Civil - Augusto Henrique da Silva.