Publicado em: 02/07/2021 21:06

Projeto piloto para tratamento do esgoto na área rural está em andamento na Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura

O modelo de tratamento de esgoto será implantado em uma comunidade rural na cidade. Em caso de sucesso será replicado para todo o município.

Resolver a baixo custo a situação do tratamento de esgoto na área rural é um desafio para a grande maioria dos municípios, senão, todos.

Em propriedades mais simples o esgoto acaba sendo destinado para algum córrego ou na falta deste opta-se pela construção rudimentar de fossas negras. Os dois casos criam grandes problemas ambientais e à saúde.

No caso das fossas negras o problema é ainda maior, já que os resíduos ali despejados podem contaminar o mesmo lençol freático de onde é coletada a água para consumo humano.

Na busca de uma solução a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Rio Piracicaba, implantará em uma determinada área rural da cidade, projeto piloto de tratamento de esgoto. Será avaliada pela secretaria a eficiência do tratamento e sua viabilidade econômica. O local onde o projeto será viabilizado, ainda está em estudo.

No caso de sucesso o modelo poderá ser gradativamente implantado em todo município.