Publicado em: 01/07/2021 22:47

Prefeitura de Rio Piracicaba lança aplicativo para ampliar diálogo com o cidadão

O App Rio Piracicaba chega com a missão de modernizar a gestão e facilitar a vida da população. Canal Ouvidoria, solicitação de serviços com acompanhamentos dos pedidos e muito mais.

A Prefeitura de Rio Piracicaba lançou nesta quinta-feira, (01/07), o aplicativo oficial do município – o APP Rio Piracicaba, onde o cidadão poderá solicitar serviços e se comunicar com a prefeitura por meio da Ouvidoria Digital. O APP Rio Piracicaba é simples, prático e transforma a forma como a administração dialoga com a população.

Desde os primeiros dias de mandato várias reuniões foram realizadas para apurar quais demandas a população mais precisa do poder público municipal. Outro desafio foi como transportá-las para um aplicativo desburocratizando e facilitando o acesso aos serviços.

Um dos principais gargalos era a falta de canais de comunicação eficientes, que já foram supridos por meio da utilização diária das redes sociais oficiais da prefeitura (Facebook, Instagram e Youtube) e da modernização do site oficial do município – www.riopiracicaba.mg.gov.br.

A utilização do WhatsApp para distribuição do conteúdo também foi outra boa solução, mas ainda faltava algo mais – ouvir melhor a população e registrar as demandas. O APP Rio Piracicaba vem para preencher esta lacuna, possibilitado um diálogo com a sociedade, que passa a ter uma ferramenta para se comunicar com o executivo, permitindo que o cidadão faça sua reclamação, sugestão ou solicitação de serviços.

Cada solicitação aberta ou reclamação cadastrada é gerado um protocolo que possibilita a quem o abriu acompanhar a evolução da sua solicitação, avaliando de forma precisa o tempo de espera da solução e assim a eficiência da gestão. Ao longo de um período os dados gerados serão analisados fornecendo ao gestor informações de quais serviços ou secretarias demandam maior atenção.

“É comum os gestores públicos falarem sobre como a participação da sociedade na construção das políticas públicas é importante, mas construir ferramentas para tornar isto realidade e disponibilizar para o cidadão é outra história. E é isso que fizemos hoje.”  Comentou Ênio Jr, Secretário de Governo e Relações Institucionais da prefeitura.

O APP Rio Piracicaba ainda oferece mais - por meio do aplicativo o cidadão poderá acessar as notícias da Prefeitura e ficar por dentro de tudo que acontece na gestão. Na aba “Utilidade Pública” as pessoas poderão consultar os telefones, endereços, localização via GPS, horário de funcionamento e foto das unidades de assistência social, unidades de saúde, escolas municipais e órgãos públicos.

Uma aba exclusiva para o “Coronavírus” onde a população acessará as informações sobre a doença, decretos municipais e boletins diários.

O Prefeito Augusto Henrique da Silva explica que o App Rio Piracicaba oferece uma multiplicidade de serviços já à disposição, a partir desde lançamento do aplicativo. “Queremos entregar para a população um serviço rápido, transparente e ágil. Estamos colocando Rio Piracicaba no patamar de cidade inteligente. O app combate os entraves da administração municipal, com soluções que trazem mais eficiência para a gestão, além de uma comunicação digital mais efetiva com o cidadão”, finaliza.

Rio Piracicaba Digital - A Prefeitura na palma da mão.