Obras e Infraestrutura

 

Publicado em: 15/10/2021 16:37

Material utilizado para compor a estrutura da ponte central é referência internacional de qualidade e beleza

Mas, afinal, o que é esse tal de aço corten, você sabe?

Whatsapp

 

Projetada para durar, possuir traços e estilo rústicos, mas não perder o elo com o contemporâneo. Com estas características em mente é que a ponte central foi projetada, sendo escolhido para materializar esta ideia o Aço Corten ou Ferro Corten, principal componente da estrutura da ponte.

 

Aço Corten ou Ferro Corten - Conheça um pouco deste material.

A aparência rústica e enferrujada do aço corten está em alta ultimamente, fazendo sucesso em fachadas de casas, edifícios públicos e até mesmo no design de interiores. Mas, afinal, o que é esse tal de aço corten, você sabe?

 

O aço corten é, na verdade, um aço patinável. O nome corten, refere-se à marca registrada de uma das empresas fabricantes desse material, a Companhia do Aço dos Estados Unidos (United States Steel Corporation). A palavra corten deriva da junção das palavras “resistência à corrosão”, só que na versão em inglês “corrosion resistance”.

 

O aço corten vem sendo utilizado desde os anos de 1930 pela indústria ferroviária. Nessa época, o aço corten era a matéria prima dos vagões de trem. Com o passar do tempo, a arquitetura se apropriou da beleza e resistência do material.

 

Mas o que torna o aço corten diferente dos outros tipos de aço? Essa é a pergunta que não quer calar. O aço corten possui diferentes agentes químicos em sua composição que retardam a ação corrosiva do material, tornando-o mais resistente e durável. Já o tom vermelho ferrugem do aço corten vem do processo de oxidação do aço, também chamado de patina, contudo, essa oxidação permanece apenas na superfície do material e não progride, aliás, a camada de ferrugem criada atua como uma barreira protetora impedindo o avanço da corrosão.

 

Vale citar ainda que o grau de oxidação na superfície do aço corten está diretamente relacionado ao grau de umidade e radiação solar com que o material fica exposto, ou seja, o aço corten tende a oxidar mais rapidamente em ambientes externos sujeitos à ação da chuva e do sol, realçando a aparência avermelhada e rústica.

 

Portanto, como tudo dessa gestão, tudo tem sido feito e pensado na durabilidade e qualidade das obras, valorizando ainda mais cada investimento.