Publicado em: 05/04/2019 13:10

Na Semana da Água, ações da Secretaria de Meio Ambiente e parceiros reforçam a importância do recurso.

Alunos do 3º ano do ensino fundamental anos iniciais das escolas municipais de Rio Piracicaba participaram na Semana da Água de atividades de educação ambiental, ocorrido no mês de março, com foco na preservação de um dos recursos mais importantes para o ser humano - a água.

As ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com a Vale, levaram aos alunos conteúdo didático, informações, brincadeiras e filme. Todos abordando o tema e levando à reflexão e discussão sobre a importância de se preservar este recurso.

Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Augusto Henrique da Silva, lidar com crianças na fase inicial do ensino é muito gratificante e compensador, já que elas absorvem muito melhor o conteúdo, além de serem multiplicadoras do conhecimento introduzido, pois quando chegam em suas casas passam a monitorar suas ações e de seus pais.

Daiana Mendes, estagiária em educação ambiental da Secretaria Municipal e responsável por introduzir nas salas de aulas estas noções, complementa que as crianças ficam maravilhadas ao descobrir como tudo na natureza se conecta e passam a enxergar de outra forma o mundo ao seu redor.

Trabalho de Educação Ambiental nas escolas municipais

O trabalho de educação ambiental junto aos alunos da rede municipal de ensino, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, ocorre durante todo o ano letivo, sempre procurando formar cidadãos melhores e conscientes na expectativa de um futuro sustentável para todos.

Ainda durante a Semana da Água, outra parceria, desta vez entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Copasa levou para a rua duas maquetes e material informativo sobre os métodos de tratamento de água e esgoto, e sua importância para a natureza e para os seres humanos.

As maquetes representavam uma Estação de Tratamento de Água e a outra uma ETE - Estação de Tratamento de Esgoto. A visitação contou com populares que ao transitar pela Praça Maria do Rosário Caldeira, onde o estande foi montado, eram convidados a conhecer todo o processo. Ao final da visita foi distribuído material educativo, marcador de livro e uma sacolinha ecológica.