Desenvolvimento Rural

Publicado em: 01/09/2021 18:22

Prefeitura abre inscrições para o “Programa Barraginhas”

As barraginhas têm por finalidade capitar as águas da chuva reabastecendo o lençol freático e minimizar ou até sanar problemas com voçorocas.

A Prefeitura de Rio Piracicaba, por meio da sua Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e a EMATER-MG, deram início ao “Programa Muncipal Barraginhas”.

O programa tem por objetivo a construção de estruturas de capitação de água das chuvas, conhecidas também por Barraginhas, que são bacias escavadas no solo com diâmetro médio de 15 metros e profundidade de aproximadamente 1,5 metros.

Estas estruturas são construídas nas propriedades rurais para auxiliar na infiltração da água da chuva e ajudar na preservação do perfil do solo, evitando vários tipo de erosão como aparecimento de sulcos e voçorocas. Além disso, as barraginhas possuem uma diversidade de outros benefícios, tais como:

- Recarga do lençol freático que abastece as nascentes, córregos e rios;
- Amenizar os efeitos dos longos períodos de estiagem nas pastagens e plantações;
- Aumenta a disponibilidade de água nas cisternas e poços artesianos;
- Reduz os efeitos da estiagem propiciando o aumento da humidade nas baixadas e até o surgimentode olhos d’agua/minadouro;
- Melhoria na manutenção do nível de lagos, represas e açudes a jusante (abaixo) das Barraginhas.

Para mais informações e cadastro ao programa, entre com em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura pelo telefone 31 3854-1261, ramal 226.