Publicado em: 09/06/2021 09:31

Semana do Meio Ambiente - Oficina ensina a produzir sabão reutilizando óleo de cozinha usado.

Nesta terça-feira, dia 08/06, os professores da UEMG, Fabrícia Jesus e Agostinho Ferreira, estiveram em Rio Piracicaba para realização da Oficina de Sabão - Projeto “Uma Mão Lava a Outra”.

A live foi transmitida pelo canal oficial da Prefeitura Municipal - no Facebook, e faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.

O projeto propõe o reuso do óleo de cozinha para produção de sabão. O método é capaz de utilizar o óleo vegetal pós-consumo, que poderia estar sendo indevidamente descartado, e transformá-lo em um sabão de alta qualidade, usando materiais de fácil acesso.

De acordo com a Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, apenas 1 litro de óleo indevidamente descartado pode contaminar até 25 mil litros de água.Isso porque suas substâncias não se dissolvem na água e, quando despejadas nos cursos d'água, causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies.

Ademais, ao lançar o óleo de cozinha na pia, vaso sanitário ou ralo, o resíduo acumula-se nas paredes dos canos e retém outros materiais que passam pelo local. Além de entupimentos, haverá "infarto" do sistema de esgoto com sérios problemas para manutenção das redes e custos mais altos para fazer consertos e reparos.

O projeto “Uma Mão Lava a Outra”, promove também ação social, ao doar para famílias carentes, o sabão e detergente produzidos.

A live está disponível no facebook da prefeitura. Nela você poderá aprender a produzir em casa, o sabão, evitando o descarte incorreto do óleo de cozinha utilizado.

Acesse a live clicando aqui.

FORMULAÇÃO DE SABÃO EM BARRA

500 g de soda cáustica marca Escorpião;

3 litros de óleo de cozinha usado;

1 litro de suco de limão;

Corante;

Essência.

FORMULAÇÃO DE SABÃO LÍQUIDO

500 g de soda cáustica;

1 litro de água quente;

Sabão em pó ou amaciante de roupas dissolvido em água;

3 litros de óleo de cozinha usado;

1 litro de álcool;