Publicado em: 28/05/2021 20:00

Patrimônio Cultural – Município se organiza para promover ações de conscientização

Equipe do Setor de Cultura do município vem se organizando para promover ações de preservação do patrimônio histórico municipal.

As ações para o resgate e valorização do patrimônio cultural de Rio Piracicaba já estão acontecendo. São mais de 300 anos de história para contar, e mais do que isto - preservar!

Desde o início do ano a equipe do Setor de Cultura vem trabalhando internamente na seleção, organização e catalogação do nosso material histórico. Muito em breve uma série de ações externas junto aos munícipes estarão sendo realizadas.

Nosso objetivo: proporcionar Cultura e proteção do nosso Patrimônio Cultural. Acompanhe nossas redes para não perder nada.

Veja abaixo o que já foi realizado até o momento:

a) Atualização das fichas de inventário do município;

b) Solicitado ao Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA documentos não encontrados no município;

c) Reuniões deliberativas, no total de três, do Conselho de Patrimônio Cultural (COMPAC);

d) Participação em rodadas virtuais junto ao IEPHA com orientações de pontuação do ICMS Cultural. No momento já participamos de cinco rodadas;

e) Participação do 12° Encontro de Mestres e Conselhos do Patrimônio Cultural, evento organizado e promovido pelo Governo do Estado;

f) Criação do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural (FUMPAC);

g) Contratação de Assessoria Técnica;

h) Elaboração do Plano de Ação Anual

Com informações Rubens Júlio.